Solar dos Magalhães

Solar dos Magalhães

O Solar dos Magalhães, um dos edifícios mais emblemáticos de Amarante, ganhou uma nova vida com a requalificação assinada pelo arquiteto Siza Vieira. Inaugurado a 14 de fevereiro de 2025, este espaço será a casa do futuro Museu da Identidade e Memória de Amarante – MIMAR, reforçando a valorização do património e da história da cidade.

As ruínas do Solar são testemunho das invasões francesas, que marcaram profundamente Amarante no início do século XIX. Acredita-se que, a cada dia de resistência à passagem das tropas napoleónicas pela Ponte de São Gonçalo, o general Loison retaliava com violência. Um desses atos foi o incêndio desta casa senhorial, pertencente à família Magalhães.

Apesar da destruição, o Solar dos Magalhães tornou-se um símbolo da coragem e da resistência da população de Amarante. Da sua estrutura original, datada da segunda metade do século XVI, restam apenas as paredes exteriores, agora integradas na requalificação que lhe devolveu dignidade e futuro.

Marcação de visitas guiadas

O Departamento de Cultura apresenta uma visita-guiada ao Solar dos Magalhães onde se propõe a descoberta do exercício de transformação do espaço do Solar dos Magalhães em espaço museológico e o quão marcante pode ser visitar um edifício vazio, que pode falar por si só enquanto património edificado, permitindo à contemplação.

Para solicitar visitas ao Solar dos Magalhães, será necessário preencher um formulário disponibilizado no portal dos formulários do Município. Este procedimento é essencial para a gestão eficiente dos recursos humanos a alocar a cada visita.

Após o preenchimento do formulário, entraremos em contato para confirmação da disponibilidade e agendamento.

Condições para grupos

Limite mínimo de participantes: 5 pessoas.
Limite máximo de participantes: 25 pessoas.

Condições a titulo individual

Limite mínimo de participantes: 5 pessoas.
Limite máximo de participantes: 25 pessoas

Estaremos disponíveis para informações adicionais através do e-mail projetoeducativo@cm-amarante.pt e pelo contacto 255420262.