Rota do Românico

Uma riquíssima parte da história de Portugal conserva-se nos vales do Sousa, do Douro e do Tâmega. Entre estes territórios, erguem-se 58 monumentos que formam um notável património arquitetónico de origem românica. É a rota do românico, que agrega 12 concelhos com mosteiros, capelas, torres e pontes. No seu território residiam os nobres que ajudaram na reconquista cristã de Portugal e as ordens religiosas que fixavam as populações. Nos seus monumentos poderão percorrer cerca de cinco séculos onde o estilo românico se manifesta na diversidade dos seus pormenores.

Amarante integra este trajeto de história e convida-nos a conhecer os 10 monumentos que se situam no seu território: Igreja de Santa Maria de Jazente, Ponte de Fundo de Rua, Igreja de Santa Maria de Gondar, Igreja do Salvador de Lufrei, Igreja do Salvador de Real, Mosteiro do Salvador de Travanca, Mosteiro de São Martinho de Mancelos, Mosteiro do Salvador de Freixo de Baixo, Igreja de Santo André de Telões e Igreja de São João Baptista de Gatão .

Parta à descoberta da região e inspire-se não apenas pelos monumentos, mas por outros traços da identidade amarantina – a gastronomia, as festas ou os vinhos.

Visite o site da Rota do Românico.

Existem 11 resultados