Rota das Abelhas

Rota das Abelhas

Descubra a presença das abelhas no centro de Amarante, da natureza que as alimenta aos produtos que nos fornecem!

Nada melhor do que caminhar pelas ruas da cidade com o BeePathNet no seu percurso pedestre.

Ao longo da rota dinâmica e interativa, os pontos de interesse relacionados com a rota serão acionados por sinal Bluetooth. Ao longo deste percurso sugerido poderá visitar pontos de venda de produtos apícolas, deslumbrar-se com o parque florestal repleto de polinizadores, visitar o jardim de plantas melíferas no centro da cidade e muito mais.

Pontos de interesse

  • Dolmen: A missão da Dolmen é promover o desenvolvimento da região de forma integrada, baseada na preservação do conhecimento, sabores e valores. Entre estes sabores pode encontrar vários tipos de mel.
  • Parque Florestal: Este parque tem mais de 100 anos e foi criado para reflorestar a Serra do Marão. Atualmente, é um dos parques mais procurado pelas famílias e pelos insetos, especialmente com o hotel de insetos instalado no parque.
  • Mercado Municipal: O mercado está aberto todas as quarta e sábados. Aqui encontra produtos apícolas como
    mel, pólen, geleia real, mas também sementes melíferas nativas para embelezar a sua casa e jardim.
  • Termas de Amarante: As termas são o lugar certo para descomprimir e para aliviar problemas respiratórios e  reumáticos. A Stay to Talk juntou-se às Termas de Amarante para oferecer uma experiência sensorial única relacionada com o mel.
  • Museu Municipal Amadeo de Souza Cardoso: Na primavera, o telhado do museu abriga enxames que ali procuram abrigo. Uma a uma, as abelhas se acomodam e só saem de lá para trabalhar.
  • Jardim BeePathNet: No Jardim BeePathNet procure plantas melíferas, bem no centro da cidade, que representam para nós todo o trabalho que tem sido feito na adaptação do conceito de apicultura urbana a Amarante.
  • Runas Hidromel: A Runas é uma marca de hidromel artesanal, muito empenhada na criação de novos produtos, que utiliza mel local que garante a qualidade dos produtos finais. Runas disponibiliza workshops para ensinar a produzir hidromel caseiro.
  • Colmeia do Marão: O Futuro Centro Interpretativo do Mel onde será possível interagir e conhecer todo o processo do mel, equipando estas instalações de forma a permitir receber visitas e ações de comunicação/formação sobre mel e apicultura.
  • Apiário Ancestral: Estas estruturas consistem em grandes cercas de pedra projetadas para proteger os enxames de abelhas dos principais predadores, que no passado seriam o texugo e o urso pardo.
  • Apiário no Marão: Este é um apiário ativo na serra do Marão onde pode aprender mais sobre a apicultura em Amarante e olhar à sua volta para ver as plantas autóctones e perceber como elas influenciam a produção de mel.

 

Galeria

Informações técnicas

Distância: 2,1km

Dificuldade: Fácil

Tópicos Relacionados abelhas Apicultura