21 lugares para visitar em 2021: “As férias com as quais sonhamos este ano”

Um passeio e um tratamento gourmet à beira do rio em Amarante.

O meu lugar ideal para escapar são as montanhas. Em tempos normais, ia direto para os planaltos salpicados de granito da Serra da Estrela ou para as encostas arborizadas do Gerês. Mas os altos e baixos do confinamento deixaram-me a desejar algo um pouco menos selvagem. Sinto falta de repouso, não de ação.

Amarante será isso mesmo. Nas margens do rio Tâmega, uma belíssima ponte em arco que liga as suas duas metades, a cidade – a Nordeste do Porto – é um labirinto de ruas calcetadas e cafés tranquilos que só pedem um livre passeio. Provavelmente visitaria alguns dos meus locais favoritos: a igreja medieval de São Gonçalo, o museu Amadeo de Souza-Cardoso ao lado, o solar em ruínas do Solar dos Magalhães.

Se minha comichão por atividade atacar, um passeio pelo parque da cidade ou um curto passeio de bicicleta ao longo da antiga linha de comboio (agora uma ciclovia) deve resolver.

Como um mimo excepcional, encerraria com uma visita ao Largo do Paço. No hotel Casa da Calçada, uma imponente construção à beira do rio, é um dos melhores restaurantes de Portugal fora de Lisboa. Juntar as minhas poupanças das noites de um ano deve dar para um bom prato principal, pelo menos. Se os meus cêntimos se estenderem por uma ou duas taças de vinho verde, tanto melhor.

Escrito Por Oliver Balch no artigo original no The Guardian.