Curiosidades

Passear por Amarante pode ser um desafio aliciante. Em qualquer sítio do concelho há sempre um pouco de história e novas curiosidades a descobrir. A prova está, por exemplo, no convento de São Gonçalo. A forte devoção popular em São Gonçalo, levou os mais crentes a confiarem ao santo a tarefa de casar as mulheres mais velhas. A fé era muita e, para pedirem um marido, bastaria puxar três vezes a corda da cintura da estátua que se encontra no interior do convento.

A crença no santo casamenteiro, São Gonçalo, estende-se à gastronomia. Com presença em diferentes pastelarias estão os chamados “doces fálicos” de Amarante. São símbolos de fertilidade e estão associados às preces das mulheres solteiras para que conseguissem um noivo.

A Lenda do Diabo e da Diaba não é menos curiosa. Tratam-se de duas figuras muito originais. Um homem e uma mulher, um casal de mafarricos, presentes no convento de São Gonçalo. Ninguém sabe de onde vieram – da Índia, talvez, acreditava-se. Apesar de em nada se relacionarem com os santos aí presentes, as duas representações ganharam a estima dos monges do convento. Inconformados com a sua destruição, durante as invasões francesas, os religiosos pediram ao artista António Ferreira de Carvalho que esculpisse novas figuras. O resultado agradou aos devotos e, ainda hoje, os diabos podem ser admirados no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso.

Estas e outras curiosidades destacam-se em Amarante, o destino a não perder do norte de Portugal, e têm presença firme no património da cidade.

Existem 9 resultados