São Gonçalo

São Gonçalo

Em Amarante, falar em devoção é, também, lembrar a influência de São Gonçalo no concelho. O pregador foi, afinal, o grande evangelizador da terra, ficando ainda com a fama de santo casamenteiro.

Muita da fé que paira sobre Amarante deve-se aos feitos de São Gonçalo, nascido em 1187, em Vizela, onde teve uma educação cristã e cedo optou por uma vida eclesiástica.

Gonçalo era um eremita e viveu em busca de uma espiritualidade enriquecida. Viajou para lugares sagrados como Roma e Jerusalém. No regresso, o ímpeto para espalhar a fé revelou-se ainda maior.

É com tal propósito que chega também ao vale do Tâmega: evangeliza as terras amarantinas e abençoa o matrimónio, o que lhe vale a fama de santo casamenteiro. Mas a maior marca do pregador na região está na ponte. Atravessar o rio era tarefa árdua. Para poupar perigo aos devotos, constrói a passagem com a ajuda do próprio povo e, reza a lenda, de Deus.

Pela forte influência que teve, o santo é, hoje, uma personalidade muito venerada por amarantinos e forasteiros, sendo inúmeros os devotos que “visitam” o seu túmulo, na Igreja do Convento de S. Gonçalo. Inúmeras são as experiências e histórias que poderá encontrar em Amarante e que de uma maneira ou outra se devem ao legado deste frade dominicano.