Casa da Cadeia: Lugar Saudade – Teixeira de Pascoaes

Lugar Saudade – Teixeira de Pascoaes

A Casa da Cadeia passa a assumir-se como “Lugar Saudade – Teixeira de Pascoaes”, dedicado à promoção e valorização do legado de Pascoaes junto da comunidade e de todos os que visitam Amarante.

O espaço reúne um conjunto representativo de objetos, documentos, fotografias, obras de arte e mobiliário pertencentes ao espólio de Teixeira de Pascoaes, permitindo uma aproximação à intimidade, ao pensamento e ao universo criativo do autor.

Horário de Funcionamento

Segunda-feira a Sábado:

09h30 – 12h30
14h00 – 18h00

Ciclo “Ler Pascoaes”

O ciclo “Ler Pascoaes” integra a programação do “Lugar Saudade – Teixeira de Pascoaes” e consiste em sessões de leitura pública que convidam à descoberta, ou redescoberta, do poeta-filósofo da saudade.

O calendário arranca a 27 de setembro com uma introdução e visita guiada à exposição Entre Ruínas e Fantasmas: a vida e a obra de Teixeira de Pascoaes. Seguem-se leituras de textos como Belo, À Minha Alma e À Ventura (4 de outubro), Sempre (29 de novembro) e Terra Proibida (6 de dezembro). As sessões decorrem sempre das 15h00 às 16h30, têm entrada gratuita e estão sujeitas à lotação do espaço.

As sessões, conduzidas pelo investigador e curador José Rui Teixeira, consistem na leitura de excertos antológicos da obra pascoaesiana, acompanhadas de breves notas de contextualização histórico-cultural. Mais do que simples leitura, a iniciativa pretende proporcionar momentos de fruição literária, reflexão e aproximação sensível ao universo criativo de Pascoaes.

Contactos

Departamento de Cultura
T: 255 420 215

Tópicos Relacionados Teixeira de Pascoaes