Igreja de São Gonçalo

Igreja de São Gonçalo

É o que faz pulsar o coração de Amarante com história e grandiosidade. Erguido mesmo no centro da cidade, o Convento de São Gonçalo apela a uma pausa: pare durante uns minutos e contemple este espaço de referência local, que é, também, monumento nacional desde 1910.

A primeira pedra foi lançada em 1543 – curiosamente, no exato local onde já havia sido construída uma ermida em honra do padroeiro do concelho, São Gonçalo.

A construção, essa, prolongou-se por 80 anos, atravessando vários reinados e colhido – nas diferentes etapas de edificação – influências de variados estilos arquitetónicos. A riqueza e a diversidade do convento estão nos traços renascentistas, maneiristas, barrocos e oitocentistas.

A fachada principal contrasta com a lateral, que se impõe pelo belo portal-retábulo e pela Varanda dos Reis, onde se vislumbram as estátuas de quatro monarcas – D. João III, D. Sebastião, Cardeal-Rei D. Henrique e D. Filipe I. No piso inferior, o protagonismo é assumido por S. Francisco e S. Domingos.

O segundo piso surpreende com o estilo maneirista. Entre as seis colunas com capitéis coríntios que sustentam o andar, vemos a imagem, em pedra, de São Gonçalo. Uma ponte de três arcos de volta perfeita com ameias forma a base.

Anexo à igreja, está um museu onde impera cultura: o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso.

Galeria

 

Horário de Funcionamento

Devido a obras de reabilitação, conservação e restauro, a Igreja e Claustro do Convento de São Gonçalo em Amarante, encontra-se encerrada até Dezembro de 2021.

 

Morada

Praça da República (Largo de São Gonçalo) 3, 4600-038 Amarante

41°16.1439"N -8°4.7245"WObter Direções