Senhora da Ponte

Senhora da Ponte

Numa das janelas da Igreja de São Gonçalo, há uma raridade que surpreende o olhar. Basta atravessar a ponte em direção à igreja e logo se vê preciosamente esculpida a Senhora da Piedade e de Cristo (réplica do original, entretanto restaurado e em exposição no Museu de Arte Sacra). Mais conhecida como “Senhora da Ponte”, a figura é um rico exemplar de um cruzeiro de duas faces e torna-se ainda mais valiosa por representar um dos poucos modelos existentes no país.

A imagem data do século XIV e é de origem medieval. Em Amarante, aliás, é dos poucos exemplares (daquela tipologia) que ainda restam no património do concelho. Curioso será perceber que nem sempre aquele cruzeiro esteve no Igreja de São Gonçalo. Na verdade, pertencia ao centro da ponte fortificada de Amarante – que antecedeu a atual Ponte de São Gonçalo. Mas, em 1763, uma derrocada obrigou a que o cruzeiro granítico fosse transferido para aquela fresta da igreja.

Quer seja pela raridade, quer pela decoração, a figura da Senhora da Ponte é, hoje, um símbolo histórico que impressiona qualquer visitante. E é assim que também se descobre a história e a cultura em Amarante. Mesmo em pequenos – mas riquíssimos – detalhes do exterior da Igreja.

Galeria