Amarante, uma cidade encantadora entre o Porto e o Vale do Douro

Amarante é uma cidade entre o Porto e o Vale do Douro que proporciona uma escapadinha perfeita de fim de semana. Com apenas 12 mil habitantes, esconde encantos à espera de serem explorados. Sugerimos um autêntico palácio, perfeito para descansar e um dos melhores restaurantes da cidade para degustar a excelente gastronomia da região. E ainda um bar com boa música e bebidas, bem como um museu e uma igreja que merecem uma visita.

Um Alojamento
O Hotel Casa da Calçada Relais & Chateaux, de 5 estrelas, é um autêntico palácio no centro de Amarante. Situado numa mansão do século XVI, este boutique hotel tem quartos elegantes que apresentam móveis e características antigas. Renovados em 2001, combinam uma decoração antiga com comodidades modernas.

O restaurante do hotel é o Largo do Paço, distinguido com uma estrela Michelin. Para saborear um dos menus de degustação criados em exclusivo pelo Chef Tiago Bonito, é recomendável reserva antecipada. O preço por noite começa nos 105 euros na época baixa e nos 160 euros na época alta.

Um restaurante
Pretende um restaurante despretensioso, onde pode apreciar comida típica portuguesa? A Casa Ventura, na freguesia de Telões, é uma excelente opção. Para entrada, destacam-se os pastéis de bacalhau, as moelas, a alheira de Mirandela e o salpicão com o típico pão de Padronelo. Como prato principal, há delícias como arroz de cabidela, ossobuco com arroz de legumes, arroz de tamboril e cabrito.

Um bar e uma igreja
Se estiver à procura de um bar para ouvir boa música, vá até ao Até Jazz, no centro da cidade. Como estilo musical ouve-se essencialmente o género que dá nome à casa e pode deliciar-se com cervejas artesanais e deliciosos cocktails Em Amarante, não deixe de visitar a Igreja de São Gonçalo, que mistura os estilos Renascentista, Maneirista, Barroco e Oitocentista.

Um museu
Outro ponto de interesse a explorar é o Museu de Amadeo de Souza Cardoso. Encontra-se instalado num antigo convento dominicano, anexo à Igreja de São Gonçalo de Amarante. Há exposições temporárias e permanentes, com os vencedores do prémio Amadeo de Souza-Cardoso, entre eles Paula Rego. Há uma sala dedicada ao fotógrafo Eduardo Teixeira Pinto e vários trabalhos de artistas naturais de Amarante.

Escrito Por André Cruz Martins em A Próxima Viagem.