Presentes para o Natal
Nicolau Ribeiro
Está aí o Natal que, este ano, será, por certo, diferente de todos os outros que já celebrámos. Porventura até mais valorizado, porque é na ausência e na falta do que mais gostamos que a saudade se manifesta e que mais relevamos a sua existência.
Num Natal que se adivinha atípico, manteremos, por certo, tradições (gastronómicas, por exemplo) e, se calhar de forma ainda mais emotiva, ofereceremos presentes.
A nossa sugestão vai para presentes “com o selo de Amarante”. E porque é Natal, torna-se imperioso que se refiram os doces conventuais que, não sendo uma singularidade da época (vendem-se durante todo o ano) combinam muito bem com a quadra. Na boa tradição do Convento de Santa Clara e das monjas clarissas, as confeitarias de Amarante oferecem lérias, papos d’anjo, foguetes e brisas do Tâmega.
Por falar em doces! Comprar em Amarante o universal bolo-rei, pode ser uma decisão acertada. Não por ser um produto de origem local, mas porque entre nós tem um toque e confeção esmerados que, há quem diga, o tornam diferente e único.
Marcadamente local é o mel que se produz na serra do Marão e que, por ali ter origem, reúne características diferenciadoras que lhe são dadas pelas flores de urze e carqueja. O Mercado Municipal de Amarante, que se abre às quartas e sábados até ao meio dia para a comercialização de produtos locais, é um bom sítio para se adquirir mel. E, já agora, cogumelos.
Mas, ainda a propósito de mel. Porque não oferecer uma garrafa de hidromel da Runas Hidromel? A bebida tem origem nos países nórdicos, é certo, e é produzida em Amarante, com toda a fidelidade à receita original. O que a torna única é a matéria-prima que entra na sua produção: o nosso mel.
Perfumes, cremes, sabonetes e outros produtos de cosmética também vão bem com presentes de Natal. A Clone oferece mais de 130 referências de perfumes para homem, mulher e criança. É uma marca de Amarante, com loja e armazém na cidade, mas, espalhadas pelo país, existem mais três dezenas de lojas Clone e em Genebra, na Suíça, também há uma.
Nesta área, há mais duas boas sugestões: a Oliófora, que fabrica produtos de higiene pessoal e óleos terapêuticos de massagem, a partir de nozes e sementes prensados a frio; e a Pura Mistura, apostada em promover o consumo de produtos artesanais e naturais, como é o caso do “sabão artesanal de azeite, argila preta, laranja e cedro”.
Se costuma oferecer vestuário, sugerimos-lhe as muitas lojas de comércio tradicional de Amarante e uma visita à Diwia, uma loja que respira empreendedorismo e inovação, com design e produção próprios e modelos exclusivos.
(Já agora, saiba que se comprar no comércio tradicional de Amarante fica habilitada(o) a entrar na Campanha “Viva o Natal na Magia da Economia Local“. Mais informações aqui).
As experiências turísticas são também uma ótima opção para as prendas mais criativas, e cheias de significado, e uma excelente forma de oferecer Amarante. Conheça os alojamentos, restaurantes e operadores turísticos que aderiram à campanha apoio à economia local.
E porque Natal sem Espumante “não é a mesma coisa”, fique com a sugestão de seis espumantes produzidos em Amarante. Siga os links e inteire-se das características de cada um.
> Blanc de Blancs Brut
Produtor: Quinta de Carapeços, Sociedade Vitivinícola, S.A
> Quinta da Calçada Colheita Imperial
Produtor: Agrimota – Sociedade Agrícola e Florestal, S.A (Quinta da Calçada)
> Quinta de Sanjoanne Espumante Grande Reserva
Produtor: Casa de Cello – Gestão Rural, Lda.
> Casa de Oleiros Espumante
Produtor: Manuel Nunes da Costa Camizão (Casa de Oleiros)
> Espumante António Futuro
Produtor: Sociedade Agrícola da Quinta do Mosteiro, Lda. (Quinta do Mosteiro – António Futuro)
> Silvoso Espumante Branco
Produtor: António Teixeira Mendes, Unipessoal, Lda. (Quinta de Silvoso)
Uma última recomendação: na loja da DOLMEN, em Amarante, o difícil é escolher o presente que pretende dar, tantas são as escolhas possíveis. Mas se não se quer deslocar e a sua opção é encomendar a partir de casa, então utilize a sua loja online. A DOLMEN tem produtos de toda a região do Douro Verde, num portefólio que inclui as categorias de cosméticos, garrafeira, gourmet, merchandising, artesanato, publicações e cabazes.
Por falar em cabazes. A Cercimarante, instituição que tem por missão principal a educação e reabilitação de crianças inadaptadas, criou 13 cabazes de Natal, com combinações e preços diferentes, que pode conhecer na sua página do Facebook. Presentear alguém com um dos seus cabazes é, desde logo, um ato solidário e pode ser também uma boa opção.
Estas são algumas ideias e sugestões, mas há muito mais a descobrir no nosso concelho! Se puder, inclua Amarante no seu Natal. E tenha Boas Festas!