Lareiras mágicas, em Amarante
Uma lareira é o elemento essencial para uma experiência acolhedora num dia frio de inverno . O crepitar e a luz que o fogo de uma lareira dá a qualquer espaço, a sensação de conforto e o ambiente perfeito para momentos em família, a dois, ou mesmo sozinho, apenas com um belo livro e bom copo de vinho. Em Amarante encontram lareiras de todos os estilos, desde as mais tradicionais até às mais modernas, e poderão encontrá-las nas unidades de alojamento, em lugares históricos, mas também a criar ambiente enquanto degusta uma bela refeição. Assim, a magia de Amarante poderá ser sempre sentida junto a uma lareira.
Pedimos aos arquitetos amarantinos que nos recomendassem as lareiras a apreciar em Amarante. Deixamos aqui as sugestões que nos chegaram.
Raul Sousa Cardoso recomendou as seis lareiras de Vila Coura Agroturismo
O empreendimento Vila Coura, em Vila Caíz, dista apenas 10 minutos da cidade de Amarante. É constituído por nove pequenas casas, sendo que umas foram outrora cortes para animais, outras serviram de habitação e uma foi alambique. Na sua totalidade, foram recuperadas segundo projeto do arquiteto Raul Sousa Cardoso, que contemplou lareiras em seis delas.
Marcadamente rural, rodeado de calma e natureza, o Vila Coura é, também pelas suas lareiras, uma ótima opção para uma escapadela de inverno. Nos tempos que correm, tem mesmo sido usado por pessoas em teletrabalho, que usufruem do conforto do aquecimento a lenha.
João Abreu recomendou a lareira do Hostel Des Arts
O Hostel des Arts (que, enquanto Hotel Silva foi, durante 40 anos, o único no Centro Histórico de Amarante) oferece uma lareira centenária, com relevância patrimonial, cujo usufruto o arquiteto João Abreu recomenda. João Abreu concebeu o projeto de reabilitação do edifício do antigo Hotel Silva e a sua transformação em Hostel.
Ana Manuel Costa recomendou a lareira do Restaurante Pena
A sugestão da arquiteta Ana Manuel Costa vai para as duas lareiras do Restaurante Pena, em Vila Caíz, que resulta da recuperação dos antigos lagares da Quinta da Pena, com projeto concebido pelo arquiteto Raul Souza-Cardoso. No espaço, onde a madeira e a pedra predominam, as lareiras impõem-se em dias e noites de inverno e convidam ao degustar parcimonioso dos sabores de autor daquele restaurante.
Deixamos outras lareiras que pode também encontrar em Amarante.
Cozinha de Manhufe Atelier de Amadeo de Souza-Cardoso Zé da Calçada Zé da Calçada Suite do Monverde – Foto Fernando Guerra Salão Principal do Monverde – Foto de Fernando Guerra Casa da Colina Sala Museu da Casa da Calçada