5 Razões para Voltar a Amarante

As preferências de Elena e Juan de Medina del Campo, Espanha

Se está a ponderar visitar Amarante, nada melhor do que receber os conselhos daqueles turistas que não apenas conhecem o destino, mas que a ele voltam com frequência. A decisão de regressar a um destino acontecesse sempre que sabemos bem o que queremos, e vemos nesse mesmo destino essa oferta que procuramos.

A Elena e o Juan são um simpático casal espanhol com três filhas, Sandra, Aroa e Tamara, provenientes da encantadora cidade histórica Medina del Campo, situada na região de Castilla Y Léon em Espanha.

A relação desta família com Amarante começou pelo envolvimento cívico do Juan Pariente na sua cidade, que é parceira de Amarante em projetos de cooperação internacional, nomeadamente em redes Urbact, tais como o City Centre Doctor (já terminado) e o iPlace (a decorrer). Juan conheceu Amarante no âmbito destes projetos e, ao regressar a casa, decidiu que tinha de voltar com a família e explorar melhor não apenas Amarante, como também toda a região na qual Amarante se insere.

Juan e Elena sentados numa das mesas do envento UVVA
Imagem de Juan e Elena

Desde a primeira visita em família, que aconteceu em 2018, já esteve entre nós já mais duas vezes. O AmaranteTourism perguntou à Elena e ao Juan quais são as razões pelas quais voltaram a Amarante, e estas foram as suas recomendações:

1 –A gastronomia, boa comida e bom vinho!

Amarante tem muitos predicados nesta área, que vão de uma oferta alargada de restaurantes e casas de petiscos tradicionais, a restaurantes mais sofisticados, no qual se inclui um com Estrela Michelin. A doçaria é também um ponto muito forte, com os Doces Conventuais a serem uma oferta única e muito saborosa. Nos vinhos, o vinho verde, do mais sério ao mais tradicional, passando pelos espumantes, aguardente e colheitas tardias, são a garantia de uma ótima experiência enoturística.

2 – A beleza da cidade a que chamam “A Princesa do Tâmega”

As paisagens verdes que envolvem a cidade, a Ponte de São Gonçalo que une as margens do Tâmega com perfeição e história, o Convento de S. Gonçalo imponentemente localizado, são algumas das marcas de um cenário romântico, charmoso e acolhedor que os turistas muito apreciam e fotografam.

3 – As suas pessoas acolhedoras e maravilhosas que queremos voltar a ver

É fácil criar empatia e amizade em Amarante. Por norma, os Amarantinos são muito acolhedores, afáveis e apaixonados pela sua cidade. Por isso, um turista pode esperar ter toda a ajuda para que na sua visita receba as indicações que lhe assegurem a melhor experiência. Não se admire, no entanto, se numa visita a Amarante acabar as férias a ir jantar a casa de um novo amigo Amarantino, tal como aconteceu com a Elena e o Juan em casa da Lúcia e do Nuno.

4 – A excelente localização da cidade para ficar e daí conhecer o distrito do Porto

Visitar e ficar em Amarante é uma excelente decisão para conhecer a região envolvente, que é também ela maravilhosa! Estando aqui, não poderá deixar de visitar o Douro Vinhateiro, a Rota do Românico e as cidades Unesco envolventes, nomeadamente Porto, Guimarães e Braga (Bom Jesus)! No final de cada dia de visita ao norte de Portugal, Amarante acolherá o seu jantar, o seu descanso e cuidará de si, para que no dia seguinte viva novas e entusiasmantes aventuras.

5 – A tranquilidade que inspira, e um passeio fluvial fantástico para relaxar

As margens do rio Tâmega, em Amarante, são uma experiência única. Aqui poderá ver a cidade perfeitamente refletida num espelho de água que inspirou até a criação da marca da cidade. Estas margens percorrem-se com calma, passando pelo Mercado Municipal, pelas Termas, indo até à Praia Aurora e cruzando-se com canoístas de águas bravas. Noutro sentido poderá conhecer o Parque Florestal e o novo parque longitudinal. No inverno conhecerá ainda “as brumas de Amarante”, um curioso e espetacular fenómeno de formação e desaparecimento de nevoeiro do rio que nos lembram os universos mágicos de Marion Zimmer Bradley.

Estas são algumas das recomendações para visitar Amarante. Porém cada visita é uma oportunidade de viver o inesperado e descobrir outras atrações, outras pessoas, outras rotas, e construir a sua experiência única!

Gracias Elena, Juan, Sandra, Aroa e Tamara por gostarem de Amarante. Vocês serão sempre muito bem-vindos ao nosso concelho!