
5 Razões para Voltar a Amarante
As preferências de Elena e Juan de Medina del Campo, Espanha
Se está a ponderar visitar Amarante, nada melhor do que receber os conselhos daqueles turistas que não apenas conhecem o destino, mas que a ele voltam com frequência. A decisão de regressar a um destino acontecesse sempre que sabemos bem o que queremos, e vemos nesse mesmo destino essa oferta que procuramos.
A Elena e o Juan são um simpático casal espanhol com três filhas, Sandra, Aroa e Tamara, provenientes da encantadora cidade histórica Medina del Campo, situada na região de Castilla Y Léon em Espanha.
A relação desta família com Amarante começou pelo envolvimento cívico do Juan Pariente na sua cidade, que é parceira de Amarante em projetos de cooperação internacional, nomeadamente em redes Urbact, tais como o City Centre Doctor (já terminado) e o iPlace (a decorrer). Juan conheceu Amarante no âmbito destes projetos e, ao regressar a casa, decidiu que tinha de voltar com a família e explorar melhor não apenas Amarante, como também toda a região na qual Amarante se insere.

Desde a primeira visita em família, que aconteceu em 2018, já esteve entre nós já mais duas vezes. O AmaranteTourism perguntou à Elena e ao Juan quais são as razões pelas quais voltaram a Amarante, e estas foram as suas recomendações:
1 –A gastronomia, boa comida e bom vinho!
Amarante tem muitos predicados nesta área, que vão de uma oferta alargada de restaurantes e casas de petiscos tradicionais, a restaurantes mais sofisticados, no qual se inclui um com Estrela Michelin. A doçaria é também um ponto muito forte, com os Doces Conventuais a serem uma oferta única e muito saborosa. Nos vinhos, o vinho verde, do mais sério ao mais tradicional, passando pelos espumantes, aguardente e colheitas tardias, são a garantia de uma ótima experiência enoturística.
Largo do Paço Copo do UVVA 2017 Copo UVVA 2019 Doces Conventuais de Amarante: Foguetes, Papos d’Anjo, Brisas do Tâmega, Lérias e São Gonçalos
2 – A beleza da cidade a que chamam “A Princesa do Tâmega”
As paisagens verdes que envolvem a cidade, a Ponte de São Gonçalo que une as margens do Tâmega com perfeição e história, o Convento de S. Gonçalo imponentemente localizado, são algumas das marcas de um cenário romântico, charmoso e acolhedor que os turistas muito apreciam e fotografam.
Amarante, Igreja e ponte de São Gonçalo em pleno verão Varandas sobre o Tâmega
3 – As suas pessoas acolhedoras e maravilhosas que queremos voltar a ver
É fácil criar empatia e amizade em Amarante. Por norma, os Amarantinos são muito acolhedores, afáveis e apaixonados pela sua cidade. Por isso, um turista pode esperar ter toda a ajuda para que na sua visita receba as indicações que lhe assegurem a melhor experiência. Não se admire, no entanto, se numa visita a Amarante acabar as férias a ir jantar a casa de um novo amigo Amarantino, tal como aconteceu com a Elena e o Juan em casa da Lúcia e do Nuno.
4 – A excelente localização da cidade para ficar e daí conhecer o distrito do Porto
Visitar e ficar em Amarante é uma excelente decisão para conhecer a região envolvente, que é também ela maravilhosa! Estando aqui, não poderá deixar de visitar o Douro Vinhateiro, a Rota do Românico e as cidades Unesco envolventes, nomeadamente Porto, Guimarães e Braga (Bom Jesus)! No final de cada dia de visita ao norte de Portugal, Amarante acolherá o seu jantar, o seu descanso e cuidará de si, para que no dia seguinte viva novas e entusiasmantes aventuras.
Vista aérea da Igreja do Salvador de Lufrei Torre e fachada norte do Mosteiro de S. Salvador de Travanca Capiteis do portal ocidental, pormenor do Mosteiro de São Martinho de Mancelos
5 – A tranquilidade que inspira, e um passeio fluvial fantástico para relaxar
As margens do rio Tâmega, em Amarante, são uma experiência única. Aqui poderá ver a cidade perfeitamente refletida num espelho de água que inspirou até a criação da marca da cidade. Estas margens percorrem-se com calma, passando pelo Mercado Municipal, pelas Termas, indo até à Praia Aurora e cruzando-se com canoístas de águas bravas. Noutro sentido poderá conhecer o Parque Florestal e o novo parque longitudinal. No inverno conhecerá ainda “as brumas de Amarante”, um curioso e espetacular fenómeno de formação e desaparecimento de nevoeiro do rio que nos lembram os universos mágicos de Marion Zimmer Bradley.
Parque Florestal Piscina interior das Termas de Amarante, Portugal Piscina das Termas de Amarante
Estas são algumas das recomendações para visitar Amarante. Porém cada visita é uma oportunidade de viver o inesperado e descobrir outras atrações, outras pessoas, outras rotas, e construir a sua experiência única!
Gracias Elena, Juan, Sandra, Aroa e Tamara por gostarem de Amarante. Vocês serão sempre muito bem-vindos ao nosso concelho!